PRÓSPERO "2000inove"

O cenário mercadológico contemporâneo, à sombra de uma crise mundial, exige mudança das empresas. O gestor precisa estar atento a essa e outras questões basilares, criando um ambiente organizacional vocacionado ao aprimoramento contínuo. E o advento de um novo ano é sempre oportuno para refletir e planejar. A assinatura da campanha do Bradesco “2000inove” nos indica um conceito que faz parte da base de sustentação no mundo dos negócios: criatividade e inovação.


Ser criativo significa gerar idéias. Peter Drucker define inovação como “a atribuição de novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) da empresa para gerar riqueza.” Portanto, inovar denota promover mudanças significativas e ela se dá a partir de um pensamento criativo que resulta no melhoramento de produtos ou serviços, ou ainda, na criação de novos produtos ou serviços propiciando vantagem competitiva.
Hoje, é grande a demanda e interesse pelo assunto, porém, muitas empresas ainda não se tentaram para essa importante prática. Produtos, serviços e outros processos estão cada vez mais semelhantes e até iguais. Especialistas responsabilizam o sistema educacional que sempre priorizou a memorização, as fórmulas prontas e respostas únicas, não dando espaço para o questionamento, novas maneiras de pensar e agir. E, infelizmente, muitos percebem os sintomas da carência de inovação quando já é tarde de mais.


Tanto como entidade de classe quanto em nossas empresas, para enfrentarmos os desafios e como medida preventiva, precisamos inovar e permitir que nossos colaboradores e parceiros também o façam. Geraldo Araújo Filho, em seu livro “A Criatividade Corporativa”, marca um novo momento no ambiente empresarial, no qual a fonte de bons resultados migra dos recursos materiais, financeiros ou tecnológicos para o único recurso insubstituível em qualquer organização: O talento humano. A Consultora Marizete Furbino destaca ainda a trilogia: humildade, ousadia e energia, a ser desenvolvida por gestores e colaboradores, pois é preciso ter humildade para reconhecer os erros e realizar os acertos, com parcerias e um bom trabalho em equipe. É preciso ousadia para fazer acontecer de fato, e é preciso ter energia e disposição para atuar com dedicação e sabedoria.


Mutum, assim como o Brasil, está crescendo, a crise está passando e devemos fazer deste momento uma oportunidade para inovar e prover, além de soluções com maior valor agregado, um impacto significativo na produtividade e na qualidade do que oferecemos ao mercado. Sabemos que a conquista de nossos objetivos e o atendimento das expectativas de nossos Clientes são uma mescla de inúmeros fatores estratégicos. Criatividade e inovação são alguns deles. É imprescindível sair do discurso ou especulação e propiciar um ambiente constantemente criativo e inovador, implementando sólidas ações por meio de mecanismos de gestão, desenvolvendo novos produtos e serviços, etc. Assim, poderemos trilhar novos rumos e ganhar novos mercados com vantagens competitivas sustentáveis, além de criar condições não apenas de sobrevivência, mas, de consolidação no mercado.


Oportunamente, faço um agradecimento especial aos associados pelo relevante apoio a mim e à nova diretoria e, novamente, reforço o compromisso na atuação de representar nossas entidades bem como consolidar sua nobre missão junto à sociedade. Que “2000ivove” seja todo de pleno sucesso para todos !