A força do Associativismo Empresarial


No Informativo Lojista de Março/Abril deste ano, escrevi sobre o associativismo e sua relevância no âmbito corporativo, apontando-o como uma ótima “vacina” contra crises e outras patologias empresariais. Pois bem, o Brasil já está saindo da crise e entre os fatores que muito cooperaram para a retomada do crescimento econômico do País está a ação organizada de entidades representativas do movimento lojista e empresarial, alicerçado no empenho de cada empreendedor brasileiro.

O associativismo empresarial se evidencia, não só como forte fator de promoção dos anseios da classe, mas legítimo propulsor de desenvolvimento do País, pela sua crescente força e representatividade diante dos mais diversos segmentos da sociedade. E as ACEs (Associações Comerciais e Empresariais) e as CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) configuram a maior força classista empresarial em esfera municipal, cujas missões se resumem em “promover e defender os interesses e aspirações de seus associados e agenciar o progresso econômico-social local e regional.”.

Hoje, o Brasil conta com cerca de 2.300 associações comerciais e 2000 CDLs, congregando mais de 2 milhões de empresários filiados voluntariamente, pessoas jurídicas e físicas, dos mais diversos setores da economia. Associações e Câmaras, pelo subsídio de suas Federações, estão cada vez mais presentes e atuantes perante o poder público estadual e outras entidades. A FEDERAMINAS e a FCDL-MG têm efetivado importantes conquistas, demonstrando sua força e sintonia com os nossos ideais através da sua representatividade, assessoria, convênios, e seus indispensáveis produtos e serviços. E em Brasília, nosso movimento nunca foi tão expressivo e influente através das Confederações. A CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) e principalmente a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) tem consolidado relevantes ações e grandes vitórias para o empresariado brasileiro. O fim da CPMF, a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e participação ativa na discussão de temas como o duopólio dos cartões de crédito, tributação, previdência, a Lei do Micro Empreendedor Individual, a crise econômica e principalmente soluções que representem o interesse comum dos milhões de empresários brasileiros.
ASSEM&CDL de Mutum são movidas por essa grande força proveniente do associativismo. Força que vem sendo demonstrada através do grande apoio de vocês, associados e parceiros, às ações promovidas pela nossa entidade. Só no primeiro semestre de 2009, foram treinadas mais de 400 pessoas em palestras e cursos, realizamos o 16º Café Empresarial, firmamos importantes convênios, ampliamos a representação institucional em órgãos e eventos, fortalecemos as regionais federativas, iniciamos a Campanha “Mutum dá Prêmios” em maio aquecendo o comércio durante um tempo maior no ano e outras ações visando atender, além dos nossos 99 associados, as demandas da classe empresarial que gera empregos, riqueza e progresso, bem como beneficiar toda a comunidade mutuense para uma melhor qualidade de vida.