Um novo Consumidor

O Cliente está mais simples, sustentável e cada vez mais coparticipante dos processos mercadológicos

Um dos temas da maior feira do varejo do mundo, a “Retail’s Big Show” da NRF, realizada em janeiro nos EUA, foi o perfil do consumidor contemporâneo. Além de ter que conhecer bem o Cliente, deve-se adotar estratégias especiais,como uma comunicação dirigida às suas necessidades, amoldar os ambientes e o atendimento para uma experiência individualizada de compra, entre outras.

A 99.ª Convenção da NRF (National Retail Federation) concluiu o consumidor está mais simples, menos fútil e mais sustentável; o Cliente quer lojas mais fáceis de comprar, coloridas, vibrantes e mais próximas da vida real; o consumidor quer empresas menos mirabolantes, menos impactantes ao meio ambiente e mais comprometidas socialmente.

A Campanha da Fraternidade de 2010, coordenada pelo CONIC (Conselho das Igrejas Cristãs do Brasil), também aborda as relações de consumo e alerta sobre essas questões focando uma economia solidária e o compromisso social. E isso vai além do aspecto mais humanitário, pois vem se tornando um diferencial e grande atrativo para o consumidor que está cada vez mais coparticipante dos processos mercadológicos.

Este ano, os maiores especialistas em varejo do mundo enfatizaram o modelo “back do basics”, afirmando o aprimoramento do básico e, sobretudo, entender o Cliente, que é fator essencial para a venda. Outro ponto ressaltado é a ideia de um varejo mais consistente que inovador. Portanto, inovar é preciso, mas consistência é fundamental para atender efetivamente esse novo Consumidor. Sucesso a todos !