Estamos aqui buscando a igualdade.

  
    A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla este ano aborda uma temática importante, típica dos dias de hoje, quando etapas foram superadas daquela antiga visão de pessoas com deficiência intelectual como seres doentios.

  As últimas décadas, jovens e adultos com deficiência intelectual vêm marcando presença atuante cada vez mais na sociedade em busca de seus direitos de cidadania que durante tantos séculos lhes têm sido negados.

O MOVIMENTO APAEANO teve participação muito grande na evolução que se nota das grandes questões de interesse de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, pois desde as primeiras APAES fundadas no Brasil e logo no começo do movimento a fundação da Federação Nacional das APAES, em São Paulo, em 1962, houve um florescimento de nossas organizações.

  Os anos foram passando, não só no Brasil, no mundo, e contribuiu muito para uma mudança total de valores o enorme progresso das comunicações entre pessoas, sociedades e povos.  


  Hoje, fala-se muito e com toda a razão da igualdade de oportunidades, de direitos, direito a uma vida independente e digna na comunidade.

  Foi muito importante que as próprias pessoas com deficiência intelectual se unissem em alguns países, inicialmente, hoje em quase todo o planeta, em grupos chamados de autodefensores.

  A Missão é APAExonante e de todos.  É imprescindível ouvir a voz dos autodefensores e de suas famílias. Eles estão por aí, ansiosos por participar da sociedade a que legitimamente pertencem.  Daí o tema central da Semana Nacional: EM BUSCA DE IGUALDADE.  ESTAMOS AQUI!

06/08/2012